quinta-feira, 19 de agosto de 2010

12 de agosto - Jantar com mormor e morfar (:

Depois voltei pra casa, fiquei perdida que só no ônibus e tocos de gente voltando sozinhos
me guiaram. Vi ums criancinhas descendo, olhei pro lado: - É aqui!

Daí a gente foi jantar com o meus host-avós. :)

E adivinha o que eu comi lá (:
a) Nada, porque eu estava fazendo greve de fome.
b) Um pedaço de lego escondido no rogbrod - pão preto tradicional da dinamarca.
c) Rødgrød med fløde - esse trava-língua que significa: 'frutinhas vermelhas com creme'
d) Carne de vaca.

e...
No Show no Milhão,
o vencendor

foi...

quem...

respondeu!!!!
letra B! 
quem quer dinheiro?

não, não...
não foi a letra B! Foi a letra... ra rai, ôe ôe

A! estava fazendo greve-de-fome, Lombarde?
não, não... Sílvio

E a resposta é:

Carne!!! De vaca!!! Finalmente!!! (parecia com strogonoff, bem gostoso!), ai, UFA!
acompanha, é claro, de batatas.

Depois de sobremesa a gente comeu um bolo de sorvete que vinha pronto (tipo aquela torta Miss Dayse da Sadia), só tinha uma cobertura de chocolate por cima e daí você cortava uma fatia de sorvete. Nunca tinha comido uma fatia de sorvete... vou chegar na sorveteria e pedir: -me vê aí uma fatia de sorvete?
Ah! E tinha o selo da corte na embalagem. Dizia: aprovado pela corte dinamarquesa.
(A rainha é uma ótima fonte publicitária, ram!)


A gente tava bebendo suquinhos de uva (as damas) e far e morfar entavam bebendo cerveja! E daí eu fiquei curiosa com o rótulo e morfar pediu pra mormor trazer um álbum. Daí ele abriu e começou a me mostrar a coleção dele de rótulos de cervejas desde o iniciozinho a mil anos atrás (1000 anos = 130 anos). :) A coleção era dos rótulos das cervejas mais tradicionais daqui, a Carlsberg e Tuborn.





Havia rótulos de cervejas especiais para o natal (no Natal eles laçam umas cervejas especiais de natal, com vários sabores, vários tipos diferentes) e para a páscoa - rótulos com mensagens, piadinhas, histórias infantis, fotos de alguém importantes, rótulos informativos, rótulos pra copa do mundo com as cores da dinamarca, rótulos especiais para os trabalhadores que durante as férias podiam trabalhar e beber 6 cervejas todos os dias como presente). Rótulos quando acontecia algum centenário. Enfim, era quase um jornal em forma de cerveja. (:
Depois fui convidada a dar um passeio pela casa e morfar começou a me mostrar as antiguidades que eles tinham. Tinha coisa da China, da Indonésia, do México, do Egito. Eu segurei um bibelô chinês, assinado por um mega artista chinês que custou 5000 coroas (quase 2000 reais), quem daria 2000 em 10 centímetros de objeto?). Eu devia ter levado a máquina. Lá tem um mooonte de coisa interessante. Morfar ainda conserva uma coleção de carrinhos. Eu peguei numa boneca (morrendo de medo de quebrá-la) que tinha mais de 100 anos e conservava tudo original. Vi também uns pratos que são produzidos pra corte (pratos da realeza :P) e que custam cerca de 500 coroas cada um. Imagine você comendo num prato que custou quase 200 reais.
Eu compraria um prato no R$1,99 e pegava esses 200 reais pra almoçar em um mega restaurante. haha
ok, desculpa.
Eu gostei bastante de ter aqueles tesouros tão pertinho, poder tocar. O chato de museu é que a gente não pode pegar pra sentir as coisas. Eu não consigo ver só com os olhos não. :B

Morfar me mostrou tudo super animado. Adoro ele! hahaha Ele já viajou o mundo todo, conhece de muita coisa. Daí começou a me falar sobre a Dinamarca...
 O arquiteto que construiu aquele "cartão-postal" de Sydney é dinamarquês, o que homem que inventou O Patinho Feio e A Pequena Sereia é dinamarquês (Hans Christian Andersen), a Dinamarca sempre ganha ários prêmios por designers, aqui é cheio de designers famosos e o cara que inventou o SKYPE!!! O SKYPE!!! é dinamarquês!
 - Oi, pai! Oi, irmã! Oi, família! Oi, Flávia! Se hoje eu posso fazer vídeo-chamada com vocês é por causa desse fulano aí. (:
E... Bluetooth era o sobrenome de um rei dinamarquês que ficou famoso por agregar territórios. (isso não foi meu morfar que me contou não, foi o Tio Google.)

Daí a gente voltou pra casa e eu fui tomar banho, esqueci que a luz era do lado de fora, voltei pra acender, tan nan nan e tomei um choque hoje no banheiro com o secador de toalha -.-
É que como é aqui é muito úmido a toalha demora pra secar, então eles tem o que seria a reinvenção da parte quentinha de trás da geladeira que o povo costuma colocar coisas pra secas. O inventor deve ter vindo dar uma voltinha no Brasil, voltou pras Europas, criou o treco, vendeu e agora tá rico. (:
Igual o inventor do velcro que veio pra América do Sul, viu um carrapicho e criou o velcro. -.-
Preciso tirar uma tarde de primavera pra criar alguma coisa...

E finalmente, antes de desligar essa geringonça pra dormir, a pergunta que não quer calar:
 - Por que o interruptor é do lado de fora, Ayume?

R: Porque existe um ditado: antes tarde do que nunca. É melhor voltar pra acender depois de lembrar, mesmo já tendo entrado e fechado a porta do que tomar banho no escuro. Absorva isso... pense, pense...

ok, essa não teve graça.
É porque existe uma norma, não é nada místico. Que sem graça! Estava esperando ouvir uma super estória do porque da luz do lado de fora... mas bem, uma norma de que a luz deve ser posta do lado de fora pra evitar o contato com a umidade do banheiro que pode provocar um curto-circuito caso a água alcance os fios eletrificados. (:


Nenhum comentário:

Postar um comentário