domingo, 26 de dezembro de 2010

11 de dezembro: Gamle by! (cidadeziinha de mentira)

 Berit tinha dormido aqui. O sol já alto, nós no sótão, mortas. Anette aparece com aquele sorriso largo.


- Bom dia, mocinha.

- errr, brrrm, bom dia...

- você tá lembrada? você tem que se levantar.

- han?

- A gente vai pra Gamleby hoje.

- (?) errr, Gaml... que?

- Gamleby, em Arhus...

- que horas?

- meio dia.

- que horas são?

- meio dia.

- (ah, legal, obrigada por me acordar assim...  na hora -.-)

- A gente vai com os meus pais, em uns 15 minutos eles chegam aqui. bjmeliga

Lá vou eu levantar... hmmmm err, *espreguiça* Mas Anette é um amor. Ela nem ficou brava, ela sempre ri das minhas trapalheiras. Eu fui tomar meu banhozinho, depois os meus avós chegaram e a gente tomou um cafezinha gostosinho juntos, deixamos Berit em casa e fomos.

Parece um set de filme. A cidade é enorme e tem atores circulando por todos os lados, cavalos, etc. Todos vestidos com roupas do século XVIII e XIX. Uma gracinha. A gente foi lá vila e entrou na casa de uma mulher. A filha dela tava costurando e ela fazendo a comida (de verdade), elas começaram a conversar feito mãe e filha, depois a mãe chamou a gente pra sala e começou a tocar piano *---* e cantar uma música de natal. O meu morfar (avô) se empolgou lá e começou a cantar junto com ela. Foi lindo de morrer.

haha

Hoje tava quente. uhu! 6 graus.

Acordei de manhã e a neve do telhado tinha derretido. o/ o pior de tudo é a neve do chão não tinha derretido toda, tinha uma lago assim... a neve empapada virando água e o a minha bota (que não é impermeável) sugando aquela lama. Meus pezinhos congelaram. :~

Na praça central tinha uma bandinha tocando, meio orchestra, marchinha. Tinham uns cuspidores de fogo e um homem bem alto com uma cartola e um tambor tamborilando. Uma cidade circo. ai, *suspira* queria viver no século XVIII. Mas por um momento eu me senti mesmo dois séculos atrás, quando eu entrei na casa daquela senhora... ui, foi estranho. Os cavalos pareciam cavalos de conto de fadas. Enormes e gordos e peludos com aquelas roupas especiais da realeza puxando as charretes.

Ah! é natal! Só pra ficar mais mágico, tava tudo decorado pro Natal. (: O melhor do Natal aqui é que é um natal dos duendes, não de papai noel. Tem papai noel, também, mas o ápice do natal são os duendes. mua ha ha. Tem um tradição de deixar comida pros duendes no telhado na noite de natal e a decoração enche a casa de duendezinhos.

adorei a Gamleby, e de quebra a gente visitou uma exposição dos posters/cartazes mais famosos da Dinamarca, todos desenhados. Lindo (:


A gente voltou pro nossos lar, doce lar. Lazaaaanha *-* Eu consegui acompanhar a conversa em dinamarquês no jantar e ainda expressar minha opinião (palmas, palmas). Eles tavam falando sobre Obama e a crise que afetou a europa dois anos atrás. Depois todos mundo se despediu pq os meus host avós (pais de Anette) moram em outra cidade que fica a umas 2 horas daqui. E aí o meu host avô me deu 100 coroas. Eu fiquei tão sem graça. haha ô, mas parece coisa de avô de verdade haha fiquei feliz.







presente de natal pras criancinhas (: influencia francesa. (pqp)









rere, amo vocês.










Nenhum comentário:

Postar um comentário